O rio Carinhanha está ameaçado!
Atualmente três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) estão em processo de licenciamento ambiental e ao menos outros 20 empreendimentos hidrelétricos estão disponíveis para implantação na bacia do rio Carinhanha.
Este rio é um dos principais afluentes do São Francisco no extremo norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia, e devido à sua rica biodiversidade, sua bacia está inserida em áreas prioritárias para a conservação em âmbito nacional e estadual. Além do mais, caso estas PCH’s sejam construídas, diversas unidades de conservação que foram legalmente criadas para preservar o Cerrado da região serão afetadas.
Consideramos que os danos permanentes e irreversíveis às áreas protegidas, à biodiversidade, aos recursos hídricos e às comunidades locais superam enormemente possíveis benefícios econômicos gerados por estes empreendimentos. Por isso o conselho do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, do qual o Instituto Biotrópicos faz parte, se posiciona contrariamente ao estabelecimento destes empreendimentos.
Convidamos tod@s a se manifestarem nas audiências públicas que serão realizadas no dia 18 de junho (terça-feira) em Bonito de Minas (MG) e no dia 20 de junho (quinta-feira)em Cocos (BA).
Leia a moção na qual o conselho do mosaico se manifesta contrariamente à implantação de PCH’s no rio Carinhanha:
http://rapidshare.com/files/3880463969/mocao_02___2013_pchs_carinhanha.pdf
http://rapidshare.com/files/3880463969/mocao_02___2013_pchs_carinhanha.pdf
Foto: Germano Neto
Via: Instituto Biotrópicos
Via: Instituto Biotrópicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário