A Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEBio), é composta por diversas escolas do Brasil e vem ao longo do tempo construindo e reorganizando o Movimento Estudantil da Biologia, colocando em debate os principais problemas que encontramos nesta sociedade, no meio ambiente e também em nossa formação e educação. Essa discussão acontece por meio de Conselhos, Cursos de Formação e de Encontros – Regionais e Nacionais. E é nesse ponto que se concebe o ENEB, Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia. O ENEB é um encontro norteado por uma temática teórica que visão acumular e embasar a luta do movimento estudantil, para que o mesmo consiga construir mudanças sociais de fato.
O ENEB ocorre anualmente e nesse ano encontra-se na sua XXIV edição, que vai acontecer no interior paulista, em São Carlos – UFSCar.
O encontro desse ano que vai ocorrer de 03 a 10 de agosto traz a temática “UNIVER(CIDADE): Para que te quero? Os muros invisíveis que limitam o universo da bióloga"que se propõe a trazer o debate sobre as relações entre universidade e sociedade, focando nas limitações e potencialidades da formação da bióloga.
É um momento que conta com participação expressiva dos estudantes de biologia do país todo que se articulam para comparecerem em peso nesse espaço e é de extrema importância para a consolidação de um debate e metas para o movimento como um todo.
O ENEB, e vários outros espaços da ENEBio, utilizam uma metodologia diferente da qual estamos acostumados a ver em outros encontros, metodologia essa que é baseada na educação popular. Essa metodologia faz com que todos sejam, de certa forma, responsáveis pelo acontecimento do evento, uma vez que, ao chegar no ENEB os participantes são divididos em MULTIRÕES, grupos menores no qual vamos permanecer durante todo o evento. Essa divisão é fundamental na concretização da metodologia do encontro, uma vez que possibilita que todos participem das discussões que serão realizadas e estimuladas pelos COORDENADORES que cada multirão possui. Além disso, cada grupo é responsável por um TEMPO TAREFA por dia, que vai dês da limpeza dos espaços á ornamentação dos mesmo.
Confuso? É, de primeira realmente parece ser uma metodologia bem estranha, mas uma vez que se participa de um encontro em que ela é aplicada tudo fica mais claro. Além dos momentos em que cada encontrista passa com seu respectivo multirão, o ENEB traz uma programação com várias atividades ao longo do dia.
QUER SABER MAIS? PARTICIPE DO PRÉ-ENEB!!!
ONDE? SEDE DO CABU (CCBS)
QUANDO? TERÇA-FEIRA (09/07)
QUE HORAS? 16H
Nenhum comentário:
Postar um comentário