Leia abaixo o folder do professor Dario abaixo:
DARIO ALVES DE OLIVEIRA – D.Sc.
CANDIDATO A CHEFE DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
 
 Graduação em Engenharia agronômica, mestrado e doutorado em Fitotecnia (Biotecnologia Vegetal) na Universidade Federal de Viçosa.
 
 Atualmente é professor nos cursos de graduação e de mestrado em Ciências Biológicas da UNIMONTES.
EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA
ATUAL:
 
 Coordenador do Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, Vinculado à Pró-Reitora de Pesquisa da UNIMONTES.
 
 Membro Representante da UNIMONTES no Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC.
 
 Membro Representante da UNIMONTES na Rede Mineira de Propriedade Intelectual - RMPI.
 
 Membro do Colegiado do Mestrado em Ciências Biológicas da UNIMONTES.
 
 Coordenador do Laboratório de Bioprospecção e Recursos Genéticos da UNIMONTES.
ANTERIOR:
 
 Coordenador de Intercâmbio Técnico Científico da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNIMONTES.
 
 Presidente da Comissão de Assessoramento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNIMONTES.
 
 Presidente da Comissão de Assessoramento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – BIC-JÚNIOR da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNIMONTES.
 
 Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UNIMONTES.
OUTRAS ATIVIDADES:
 
 Implementação do Laboratório de Bioprospecção e Recursos Genéticos da UNIMONTES.
 
 Líder do Grupo de Pesquisa da UNIMONTES “Conservação, bioprospecção e Uso Sustentável de Recursos Naturais do Cerrado e Caatinga”, cadastrado no CNPq.
 
 Participação da equipe de elaboração do projeto para criação do Mestrado em Ciências Biológicas da UNIMONTES.
 
 Coordenador de projetos de pesquisa aprovados para captação de recursos nas agências de Fomento: CNPq, FINEP, FAPEMIG, Banco do Nordeste e PETROBRÁS.
AÇÕES E INFORMAÇÕES
 
 Revistas de expressão nacionais e internacionais têm dedicado espaço ao crescimento do Brasil (The economist, Nov. 2009; Time, Abr. 2010). Estamos em um bom momento de utilizar estratégias para o crescimento do Departamento de Biologia Geral da UNIMONTES. O departamento de biologia geral é normalmente um dos mais importantes da maioria das universidades. Portanto, é grande a responsabilidade do cargo de chefe do Departamento.
 
 A UNIMONTES não tem autonomia com recursos do orçamento do estado como as universidades estaduais paulistas. É importante que o chefe de departamento tenha uma boa rede de contatos externos e bom trânsito com a administração da universidade principalmente para captação de recursos e oportunidades.
 
 Em participação nos órgãos superiores como o CEPEX e o CONSU os representantes do departamento devem apoiar os projetos de interesse dos professores e estudantes do departamento de Biologia Geral. Quais projetos devem ser apoiados deve ser decidido em reuniões do depto.
 
 Esforços devem ser realizados para que o departamento indique representantes da UNIMONTES para as câmaras de “Ciências Biológicas e Biotecnologia” e de “Recursos naturais, ciências e tecnologias ambientas” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
 
 Esforços devem se realizados para manutenção da qualidade da pesquisa nas áreas de Biologia e Conservação e fortalecimento da área de Biotecnologia. Devem ser estimuladas a criação e manutenção da qualidade de cursos de pós-graduação “Stricto Sensu” em áreas estratégicas.
 
 O Departamento de Biologia Geral deve sair na vanguarda na UNIMONTES em relação a trabalhos de pesquisa para desenvolvimento de produtos e processos inovadores, estratégia que vai possibilitar futuramente recursos e ações eficientes de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do curso.
 
 Todos os documentos e oportunidades devem ser divulgados e discutidos de forma transparente com a participação de todos os componentes do Departamento de Biologia Geral.
Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela! (Albert Camus)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário