terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mudas cultivadas em projeto ajudam a reflorestar áreas desmatadas

No projeto Semeando Sustentabilidade, que incentiva o homem do campo quanto à conscientização da preservação do meio ambiente, o cultivo das mudas que são usadas para reflorestar áreas desmatadas também é praticado pelos pequenos produtores.  As mudas são doadas e o replantio é feito por técnicos que atuam no projeto, ou pelos agricultores cadastrados na iniciativa. Os trabalhos ocorrem em Itapuã do Oeste (RO), a 100 quilômetros de Porto Velho.

De acordo com o coordenador do projeto, Alexis Bastos, as sementes usadas no reflorestamento das propriedades rurais são colhidas na Floresta Nacional do Jamari, área com mais de 220 mil hectares de mata preservada gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). São mais de 440 matrizes ‘porta-sementes’, de cerca de 35 espécies diferentes.

“Este trabalho de vir, de acompanhar e olhar é extremamente importante porque temos a certeza de quando esta árvore vai produzir sementes para poder coletar. Quando a gente fala em produção em escala esses são conhecimentos básicos”, explica Bastos.

Os técnicos estudam e recolhem sementes de várias espécies nativas como, por exemplo, o jatobá, que pode levar até dois anos para germinar. Técnicas de cultivo aceleraram o processo de germinação. Uma delas é feita com um pequeno corte na semente, que dessa forma, não demora mais do que 15 dias para germinar. Tudo isso garante a produção em escala de mudas para o reflorestamento.

No passo seguinte, as sementes seguem para um viveiro onde estão mais de oitenta espécies nativas e frutíferas da Região Amazônica. Após alguns meses as mudas estão prontas para serem distribuídas aos produtores rurais.

No trabalho de assistência a ideia é evitar novos desmatamentos. Esta família de Mato Grosso está há 11 meses em Rondônia e trabalha com o cultivo de hortaliças sem o uso de agrotóxicos. Com o projeto, eles aprenderam a lidar com a terra de forma mais sustentável.

“Hoje a gente já produz uma alface de melhor qualidade, não usamos mais agrotóxico. Nós não vamos derrubar mais [árvores] porque esta área que a gente tem, pro nosso trabalho é suficiente”, conta Marlene Pacífico, produtora rural.

Segundo o técnico da ONG Ueliton Pinheiro, o trabalho de assistência técnica evita que novas áreas sejam desmatadas, garantindo assim a conservação do solo e trabalhando de forma conservacionista, com algumas praticas de rodízio e proteção do solo.

O projeto funciona de maneira experimental e atualmente 27 hectares foram reflorestados. A meta é recuperar mais de 100 hectares de área desmatada até o final do ano.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário